quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Conhecimento Teológico

O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé; nada pode ser provado cientificamente e nem se admite crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é a única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou místico, ele é baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio.

As posições dos teólogos são fundamentais para interpretar e explicar os textos considerados sagrados. A finalidade do teólogo é, também, provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis, ou seja, como dogmas. As verdades de que trata o conhecimento teológico são infalíveis ou indiscutíveis, pois se trata de revelações sobrenaturais da divindade.  Esse conhecimento adquire-se através da crença na existência de um ser superior, numa força divina que estabelece mandamentos e preceitos de conduta, de moral, de obediência e de adoração a serem cumpridos pelos seus fiéis seguidores e estabelece punições para os infiéis.


Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.

fonte: http://homota2.spaces.live.com/blog/cns!BA0EC8EE4ABB8612!546.entry

5 comentários:

  1. O conhecimento teológico é formado por verdades, onde nada se baseia pela ciência e sim pela religião.Suas verdades são infalíveis, e se adquire o conhecimento através de um ser superior que ordena uma conduta social aos seus fiéis.

    Por: Michele Cunha

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento teológico onde que a razão está localizada na crença, ou seja , em uma religião "fé". E suas conclusões é que nada baseia pela ciencia em revelações sobrenaturais, e sempre pelos conhecimentos atráves pela crença.

    Por: Taciana Brito

    ResponderExcluir
  3. Conhecimento Teológico é o conhecimento que se basea em crença á valores propóstotos por um "DEUS"

    Bai: Gabriel Alberto Ceballos

    ResponderExcluir
  4. Conhecimento Teológico ao contrario do pensamento Mítico basea-se na Fé.

    Por : Regis Euripedes Britto Junior ;p

    ResponderExcluir
  5. Conhecimento religioso se baseia na fé, ou seja sem fé não há conhecimento religioso, pois esse conhecimento e baseado em revelações divinas aonde tem sempre um humano que recebe essas revelações.

    ResponderExcluir