quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico é o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.


Emergente da experiência, “suas hipóteses assim como seus postulados, não poderão ser submetidos ao decisivo teste da observação”. O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico.

fonte: http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico,-cientifico,-filosofico-e-teologico

4 comentários:

  1. È o conhecimento em que se pratica a filosofia,
    e que é utilizado através da razão e não da ciência. Busca-se esse conhecimento da parte material para a universal, e ressaltando os objetos que se estudam que são a idéia,por exemplo.

    Por: Michele Cunha

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento filósofo como se diz o nome é o filosofar , ou seja as idéias do homem , como exemplo o raciocínio. E nem a ciência sabe explicar a razão , então o homem tenta explicar está razão pela filosofia.

    Por: Taciana Brito

    ResponderExcluir
  3. Conhecimento filósofico abrange todas as areas de conhecimento e a busca constante do porque.

    Bai: Gabriel Alberto Ceballos

    ResponderExcluir
  4. É o misterio de desvendar uma incognita, pelo modo de filosofar ao decifrar esses sentidos.

    Por : William Oliveira

    ResponderExcluir